Você já parou para pensar e CONTAR quantos meses você passou trabalhando para comprar a sua moto? Quantos dias difíceis de trabalho você teve que aguentar para juntar um dinheirinho para dar de entrada em seu carro?
Pois é minha amiga e meu amigo, para comprar um veiculo no brasil é um enorme SACRIFÍCIO.
Os impostos são altíssimos, sem contar o preço final do bem que sai muito caro. E por conta disso, você que não tinha o valor todo do veículo, acaba entrando no financiamento bancário.
E é aí que está o perigo.
A sua necessidade para o financiamento, é a porta para o oportunismo das financeiras, que se aproveitam de você que está precisando do financiamento para conseguir comprar a sua moto, o seu carro, ou até o seu caminhão, para empurrar diversas taxas, tarifas, seguros, ou seja, todos os tipos de cobranças indevidas POSSÍVEIS.
Sempre que houver qualquer tipo de cobrança indevida em seu contrato, você tem o direito de pedir a restituição das mesmas em dobro(artigo 42 CDC).
Mas como você pode identificá-las?
Segue então a lista das principais cobranças indevidas no financiamento de veículo:
- Taxa de Abertura de cadastro, muito conhecida como TAC;
- Taxa de Emissão de Carnê ou Boleto;
- Tarifa de Liquidação Antecipada;
- Taxa de Confecção de Cadastro Cumulativa;
- Taxa de Serviço de Terceiros;
- Taxa de Registro do Contrato;
- Taxa de Avaliação do Bem;
- Seguro de Proteção Financeira ou Seguro Prestamista (essa somente se você não optou, ou foi posta como obrigatória para você, que neste caso se configura uma venda casada, pratica proibida pelo código de defesa do consumidor);
- Gravame Eletrônico.
Todas essas cobranças relacionadas acima, foram consideradas indevidas por decisões do STJ, desta forma, se você foi cobrado indevidamente por algumas dessas cobranças, tem o direito de receber o valor pago por elas em DOBRO.
Aí você pergunta, e se já tiver tempo que eu quitei o financiamento, ainda cabe a restituição?
A prescrição é de até 3 anos da ultima parcela paga. Aí é só você fazer as contas. Outra pergunta, e se eu não tiver o contrato de financiamento para verificar se existiu essas cobranças?
Você tem o direito de receber uma segunda via, é só ligar para o banco e pedir uma cópia, que eles enviam para seu e-mail.
Muito obrigado pelo seu tempo, e lembre-se de me acompanhar nas redes sociais, lá tem muito mais dicas de direito e sacadas jurídicas.
Instagram: https://www.instagram.com/geraldopompaadv/
Forte abraço.
Obrigado pelo esclarecimento, vou pedir a segunda via ao meu banco. Já estou quase terminando de pagar o financiamento que é de doer.
boa noite tenho um financiamento de um carro de 41,990 e so agora eu peguei meu contrato e vi que tem muita coisa errada tipo.
se o valor do carro e 41,990 e eu dei de entrada 7,000 como que pode meu contrato esta da seguinte forma.
fluxos da operacao
valor entregue 36,390,00
valor do iof(FINANCIADO) 1,228,29
premio de seguro financeira se houver 790
outras despesas(total) 918,33
taixa avaliacao de bens 550
registro de contrato 368,33
valor total emprestado/financiado 39,326,62
valor da parcela 1,145,40
valor total da divida 54,979,20
eu pergunto esta certo isso
Boa tarde, meu caro José Augusto. Olha só, a taxa de seguro tem que ser opcional. Se foi obrigatória, ela é abusiva e indevida. Quanto aos outros itens, precisam ser avaliados individualmente. A taxa de registro de contrato, por exemplo, se já foi realizada e cobrada uma vez, não pode ser cobrada novamente. Qualquer nova dúvida, pode entrar em contato.